Assine a Newsletter

Carregando...Carregando...




Curso de Interpretação dos Sonhos

INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

Há inúmeros relatos, desde a antiguidade clássica, dos significados dos sonhos: Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, etc. Na Bíblia, há diversas histórias que envolvem o universo onírico, por exemplo, os polêmicos sonhos de José do Egito (Gênesis 37:5-11), o sonho esclarecedor de São José, esposo de Maria (Matheus 1:20), o Apocalipse de São João, dentre outros exemplos. O sonho intriga a alma humana e, muitas vezes, contraria a lógica cartesiana. Para alguns estudiosos, os sonhos representam somente o resultado de processos neuronais aleatórios, desconexos; para outros receosos, eles constituem revelações divinas ou anúncios premonitórios. Dentre as inúmeras possibilidades existentes, temos, no fim do século XIX, a proposta de interpretação dos sonhos de Sigmund Freud.

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”, escreveu Freud em sua obra-prima A interpretação dos sonhos. O livro levou dois anos, 1898 e 1899, para ser escrito, sendo publicado em 1900, e nele Freud edificou os principais fundamentos da teoria psicanalítica, constituindo como o ponto de apoio para todo o desenvolvimento posterior de sua obra. Freud, com a sua teoria sobre a interpretação dos sonhos, direcionou novas perspectivas para a abordagem “científica” desse importante processo psíquico. Ele nos ajudou a entender a complexidade que envolve o mecanismo do sonho.

Nosso curso abordará a construção do sonho – tanto o seu conteúdo manifesto, quanto o latente – e seus mecanismos inconscientes – com ênfase na condensação e no deslocamento. Para isso, exploraremos a dimensão simbólica da linguagem, bem como as armadilhas e os disfarces que essa dimensão possibilita. Desse modo, esse curso oferecerá as pistas e os exemplos práticos para se decifrar a complexidade da “interpretação” dos sonhos. Destacamos que nossa abordagem é psicanalítica e, portanto, diferencia-se de outras perspectivas que se baseiam em critérios bem diferentes dos pressupostos freudianos desenvolvidos neste curso.

Por conseguinte, percorrendo os tópicos mais relevantes da teoria freudiana sobre a interpretação dos sonhos, a proposta do curso é identificar a importância do sonho e sua relação com o processo inconsciente de sonhar.

Venha aprender a decifrar os seus sonhos!

Saiba Mais